Taxa de mortalidade infantil por componentes

Dicionário
Taxa de Mortalidade Infantil

Conceito: Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Interpretação: Estima o risco de um nascido vivo morrer durante o seu primeiro ano de vida. As taxas de mortalidade infantil são geralmente classificadas em altas (50 ou mais), médias (20-49) e baixas (menos de 20).

Taxa de Mortalidade Neonatal Precoce

Conceito: Número de óbitos de 0 a 6 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Interpretação: o risco de um nascido vivo morrer durante a primeira semana de vida. • Reflete, de maneira geral, as condições socioeconômicas e de saúde da mãe, bem como a inadequada assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.

Taxa de Mortalidade Neonatal Tardia

Conceito: Número de óbitos de 7 a 27 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Interpretação: Estima o risco de um nascido vivo morrer durante o período neonatal tardio. Taxas elevadas estão geralmente associadas a condições insatisfatórias de assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.

Fonte: Sinasc/MS /Adaptado Codeplan